quinta-feira, 15 de abril de 2010

Até aos confins da terra



É certo que nós próprios precisamos de missionários,
mas devemos dar de nossa pobreza.
(Puebla, 368)


Como as primeiras comunidades dos Atos dos Apóstolos temos o desafio de deixar-nos conduzir pela presença do Espírito Santo. Em pentecostes Deus cumpre sua promessa e envia seu Santo Espírito incitando-nos a ser Igreja Missionária. A missão de Jesus torna-se a missão da Igreja. É o próprio Cristo que nos envia em missão assim como o Pai O enviou: pelo mundo inteiro, a toda criatura (Mc 16, 15), todas as nações (Mt 28, 19), todos os povos (Lc 24, 47).
É o próprio Deus que toma a iniciativa e convida-nos a colocarmo-nos a caminho. O projeto é d'Ele. Somos instrumentos em suas mãos. Nenhum cristão pode esquivar-se deste dever supremo: anunciar Cristo até aos confins da terra (At 1, 8).
Todavia, apesar do convite missionário a todos cristãos, o número daqueles que ignoram Cristo, e não fazem parte da Igreja está em contínuo aumento. Muitos lugares são de primeira evangelização. Inúmeras paróquias estão sem a presença de sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas missionários. Muitas comunidades passam um ano inteiro sem celebrar a Eucaristia.
Nossa equipe missionária sente essa realidade de perto. Atendemos duas paróquias, Larde e Micane, totalizando 140 comunidades. Além do número elevado ainda existe o problema das distâncias. Uma verdadeira peregrinação que fazemos por amor a Palavra de Deus.
Mas não se caminha sozinho por está estrada missionária. Não somos nós apenas que estamos aqui, mas toda a Igreja do RS que nos enviou. Esta obra não é somente nossa mas de todo o povo de Deus que de alguma forma contribui para que a missão se realize. A missão só é possível devido as muitas mãos que se estendem em favor do próximo.
Agradeço ao Pe. Rodrigo que me fez o convite despertando um sonho já adormecido. Pe. Adilson Corrêa que me fez acreditar que um outro mundo é possível. A Dom Jaime kohl que abriu as portas e me acolheu. A Silvane Agnolin que ao cuidar de situações práticas tornou-se uma grande amiga. Ao Pe. Erni e toda Paróquia Divino Espírito Santo que me apoiou e incentivou. A minha família que apesar de não compreender minha decisão esteve sempre ao meu lado. E todos meus amigos e amigas, famíliares e pessoas que talvez eu nem conheça mas que rezam e contribuem de alguma maneira para que a missão de Jesus Cristo se realize aqui em Moçambique em meio a este povo tão sedento da Palavra de Deus.
Somos todos missionários. Lembrem, o projeto é do Pai. Jesus envia. O Espírito Santo Guia. E nós precisamos ter a mesma coragem que moveu os primeiros missionários para gastarmos nossa vida a serviço do irmão.
Sinto chegado o momento de uma entrega total, da Igreja do RS, a causa missionária na certeza que não estamos sozinhos: “Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”

(Mt 28, 20b).

2 comentários:

  1. Grande missionária!!!
    Continua com firmeza e coragem na missão. Deus que te chamou e enviou está contigo. Força!
    Conte sempre com minhas oraçoes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Força mulher... o Senhor marca teu caminho.

    ResponderExcluir